sábado, 3 de agosto de 2013

O que há de novo? (40 anos de VW PASSAT)


Bom dia, boa tarde, boa noite meu povo querido!
Temos alguem assoprando as velinhas este ano: Um quarentão que está em plena forma. Diga-se de passagem que certas coisas são como o vinho, e quanto mais anos se passam, melhores ficam!
Estamos falando do VW Passat, que veio ao mundo no ano de 1973 e desde então tem arrastado fãs por onde passa.



É o seguinte: Pra quem não sabe, o Volkswagen Passat é um carro de grande porte fabricado pela Volkswagen AG. Produzido em várias gerações desde 1973, ele se situa entre o Volkswagen Golf/Jetta e o Phaeton na atual linha de produção da VW. Atualmente produzido na fábrica da VW em Emden, Alemanha, é normalmente chamado de Passat nos mercados europeus, mas recebeu vários outros nomes tais como Dasher, Santana e Quantum, particularmente em mercados das Américas.



O Passat sempre foi um dos modelos mais importantes da Volkswagen, situando-se no mercado de sedans médios. Sua introdução em 1973 foi decisiva, pois as vendas do Volkswagen Fusca estavam caindo, e os outros modelos maiores de tração traseira como o 411 e 412 não estavam se saindo bem no mercado. Seguindo a aquisição da Audi pelo grupo Volkswagen em 1964, a Volks pode usar a recém adquirida engenharia necessária para desenvolver um moderno carro de tração dianteira com motor refrigerado a água, e assim o Passat e o Golf (1976) foram os primeiros de uma nova geração de Volkswagens. De fato, o primeiro Passat foi baseado no Audi 80, permitindo que ele competisse de igual para igual com seus rivais europeus, diferente dos seus antecessores com motorização traseira a ar. Até 2007, o Passat segue como um dos modelos mais vendidos e mais lucrativos da Volkswagen em quase todos os mercados.

Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1975 e de 1980.

A Volkswagen está comemorando o aniversário de 40 anos de lançamento do Passat no mercado europeu. Apresentado nos principais países do Velho Continente em maio de 1973, o modelo trazia linhas assinadas pelo renomado designer italiano Giorgio Giugiaro e era a aposta da marca alemã para conquistar famílias de classe média. Em pouco tempo tornou-se um verdadeiro sucesso de vendas, chegando a emplacar mais de 2,5 milhões de unidades só na Alemanha até 1980.



Em 1981 era lançada a segunda geração, que trazia uma série de inovações para o mercado e também para a própria Volkswagen. Entre os novos recursos, destaque para motores turbodiesel, motor a gasolina com cinco cilindros, tração integral, entre outros. Global, esta segunda encarnação chegou a ser produzida na Bélgica, no México, na África do Sul, no Japão e no Brasil, onde chegou com os nomes de Santana (carroceria sedã) e Quantum (perua).

Nas gerações seguintes o Passat tornava-se um veículo cada vez mais tecnológico e refinado, trazendo cabine com acabamento de alto luxo e motores com quatro, cinco, seis e até oito cilindros. Atualmente, o modelo encontra-se na sétima geração e desde 1973 já vendeu mais de 20 milhões de unidades.

Qual é o seu preferido?

 Passat B1 4 portas 1973 (Somente Europa)

Passat Surf 1978

Passat LS 1980

Passat Pointer 1985

Passat B2 1983 (Somente Europa)

Passat B3 1988 (EUA)

Passat B4 1993 (Alemão)

Passat B5 Variant 1997 

Passat B5.5 2000(Australia)

Passat B6 2006

Passat B7 2013


Qual o seu preferido?
Deixe nos comentários!


Espero que tenham gostado da matéria, e não deixem de acompanhar as próximas. Quer sugerir um carro para a próxima matéria? Você está no comando! Envie sua sugestão para gui444@live.com com o titulo de "O que há de novo?"


Um abraço, até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gallery

Sponser

Most Commented

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

2015 © OverRev -
OverRev By Skyward BH